quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Movimentações para 2011


A Série B chegou ao seu final. O vice-campeonato coroou a bela campanha alvinegra nesse ano que passou. Agora, na ausência de jogos, as atenções voltam-se para os bastidores do Figueirense. Saídas de jogadores, renovações, novas contratações.
A idéia da diretoria alvinegra é de manter os principais atletas que compuseram o vitorioso grupo de 2010. Porém, algumas saídas já estão sendo confirmadas. Eduardo Uram já deixou claro que os jogadores Lucas, João Felipe, Willian e Roberto Firmino devem ser negociados. Este último já foi confirmado como nova contratação do 1899 Hoffenhein.
Em contrapartida, tivemos a renovação do comandante Márcio Goiano, o que era mais do que esperado, pois o sucesso do trabalho do ano que vem passa justamente pela manutenção da forma de trabalho imposta nesse ano. Seria totalmente irracional a contratação de um novo treinador, o que modificaria toda a estrutura já montada.
Ainda, Juninho renovou o seu contrato com o Figueirense até o ano de 2014, lembrando que no meio desse ano o alvinegro adquiriu 50% de seus direitos federativos.
É uníssono o pensamento do torcedor alvinegro que a manutenção da base do time desse ano é o primeiro passo para se pensar em um 2011 de sucesso. A equipe possuía um padrão de jogo muito bem definido, qualidade técnica para jogar com a bola no pé, com toques curtos, rápidos e que envolviam os adversários. Isso se devia em grande parte à grande qualidade técnica do meio de campo. Não só de Maicon e Fernandes, como também Túlio e Ygor, que marcavam com força, mas, com a bola nos pés, saíam para o jogo com qualidade.
Falando no meio campo, Maicon tem contrato até 2013 e deve permanecer. Túlio já manifestou seu interesse em ficar no Figueirense, bem como a diretoria já se movimentou, restando apenas os últimos acertos e a assinatura do contrato. Ygor, talvez seja o caso mais complicado devido à valorização do atleta. Porém, com a perda de importantes peças o esforço da diretoria terá de ser redobrado para que a renovação do nosso número cinco ocorra.
Fernandes é um caso à parte. É o maior ídolo da história do clube, o maior artilheiro. Já fez sua proposta por uma renovação de 3 anos, mas a diretoria até agora não fez qualquer contato com o atleta. Ele tem uma qualidade técnica inegável. Claro que andou perdendo uns gols durante esse ano, realmente a bola não entrava. Todavia, não consigo sequer imaginar o Figueirense sem o nosso camisa 10.
Na frente, com a provável saída de Willian, a movimentação é para que se concretize a renovação de Reinaldo. Segundo as informações surgidas nos sites esportivos as tratativas estão sendo feitas e existe grande chance de que o atacante permaneça, o que seria de bom grado, pois, mesmo tendo passado alguns períodos da Série B um pouco apagado, é um jogador muito bom tecnicamente e com uma pré-temporada adequada, acredito que poderá dar muitas alegrias à torcida alvinegra no ano que vem. Assim, precisaríamos de menos reforços para o setor.
Pra fechar, o setor defensivo. Roger Carvalho e João Paulo Goiano fizeram um campeonato muito bom e espero que a renovação desses atletas aconteça. Porém, contratações para o setor são de suma importância, haja vista a quase certa saída de João Felipe. Caso contrário, contaríamos apenas com os atletas da base para suprir eventuais suspensões e lesões.
Espero que a renovação da maioria dos atletas realmente aconteça e, claro, a chegada de novos reforços. O bom nisso tudo é a tentativa de manutenção da base, pois na grande maioria dos anos em que estivemos na Série A, nossa diretoria entrava com “o que tinha” no Catarinense e deixava pra trazer reforços de mais peso próximo do início do Brasileirão. Exceção à regra foi ano de 2006, quando Adílson conseguiu montar uma equipe desde o início do ano, conquistou o Estadual com uma mão nas costas e tinha a base formada para entrar com tudo na Série A, quando por pouco não conseguimos a vaga na Libertadores.
Enfim, alguns setores da nossa cartolagem parece ter atentado para o fato de que a formação da equipe o quanto antes servirá para dar aos jogadores a preparação física ideal, bem como para que os mesmos encontrem o mais rápido possível o entrosamento. Além disso, eventuais equívocos em algumas contratações não terão grande efeito negativo na equipe, assim como existirá maior tempo para corrigí-los.
Que venha 2011.

2 comentários:

  1. Vale lembrar também que o zagueiro Edson que estava emprestado ao Botafogo está retornando, mas mesmo assim precisamos de mais alguns reforços para o setor defensivo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Já que o Catarinense é deficitário, é válido buscar jogadores novos de preferência do Sul
    do País que não são tão visados como o mercado Paulista que está "infestado" da praga de empre-
    sário do futebol. Quem faz bem isso é o co-irmão
    de Criciúma que "acha" bons e baratos de vez em quando!

    ResponderExcluir