segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A junção de dois craques alemães é um bom reforço para o elenco alvinegro

O único contratado até o momento pelo Figueirense é Overath Breitner da Silva Medina, meio campista que veio do Santos por empréstimo com duração de um ano.
Beleza, o nome do menino é bizarro, remetendo a dois antigos craques alemães: Paul Breitner e Wolfgang Overath.

Paul Breitner.

Paul Breitner foi lateral esquerdo que fez história pelo Bayern de Munique e pela Seleção Alemã-Ocidental, atuou também como meio campo, quando de sua transferência para o gigante Real Madrid. Pela seleção de seu país conquistou importantes títulos. Foi campeão da Eurocopa de 1972, campeão da Copa do Mundo no ano de 1974 e vice-campeão mundial em 1982. Marcou em 10 oportunidades pelo selecionado alemão, sendo uma delas na final da Copa do Mundo em que saiu campeão, fez o gol que empatou o jogo em 1x1 contra os Países Baixos.
Além disso, conquistou grandes feitos com o Bayern de Munique. Participou da equipe que se sagrou campeã da Copa dos Campeões da UEFA em 1974, quando pela primeira vez uma equipe alemã conquistou o torneio europeu, assim como 5 títulos nacionais.


Wolfgang Overath

Já Wolfgang Overath – a outra inspiração para o nome do contratado alvinegro – também fez história pela Seleção Alemã. Atuava como meio campista. Foi vice-campeão mundial em 1966, ficou com o terceiro lugar no ano de 1972 e, enfim, sagrou-se campeão do mundo em 1974, juntamente com Breitner. Fato curioso na sua carreira é que atuou por apenas um clube como profissional, pois jogou de 1963 a 1974 no Colônia, ou FC Köln, equipe da qual hoje é Presidente.
Pois bem, deu pra perceber que o pai do novo contratado do Figueirense era fã de futebol, em especial do futebol alemão tendo “homenageado” o filho com uma junção um tanto inusitada de nomes.


Overath Breitner da Silva Medina é natural da Venezuela, porém possui também a cidadania brasileira. É formado nas categorias de base do Santos e tem 21 anos de idade. Por lá, foi campeão paulista sub-20 em 2007 e 2008. Já na equipe principal, fez parte do grupo que conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil deste ano.

Breitner. Contratado pelo Figueirense. Crédito: Infoesporte

Nessa temporada que se encerrou, atuou em 15 oportunidades, sendo apenas 1 delas como titular, justamente no jogo de volta contra o Guarani pela Copa do Brasil, quando marcou aquele que seria seu único gol no ano. Pelo Brasileirão jogou 11 vezes, todas vindo do banco de reservas. Totalizou apenas 306 minutos em campo este ano.
É um jogador jovem e que possui a velocidade como sua principal característica, tendo muito que mostrar ainda no futebol. Justamente por essa razão veio para o Figueirense. Certamente não seria devidamente aproveitado pelo técnico Adílson Batista, ainda mais considerando o time que o Santos procura montar para o próximo ano, no qual terá a Libertadores como um dos principais focos.
É claro que não vem pra ser titular, e sim para reforçar o elenco, dando ao Márcio Goiano maiores opções de mudanças e variações da equipe ao longo das partidas. Contudo, não chega a ser uma má contratação. É um garoto que, se bem aproveitado, pode ajudar bastante o Furacão.
Dizem as más línguas que é um belo cobrador de faltas, porém acredito que ainda não tenha mostrado isso dentro de campo. Logicamente que muito se deve ao pouco tempo que teve para jogar, bem como pela qualidade de outros jogadores do elenco santista que eram os mais visados para situações de bolas paradas.
Enfim, reforça, no meu entender, de forma mediana o Figueira em uma posição que contamos, até o momento, com um número reduzido de jogadores.

Um comentário:

  1. Tem muitas promessas contratadas, mais todo o contrato é promessa ate madalhões pode não dar cert, e com riso muito maior.

    ResponderExcluir