terça-feira, 26 de outubro de 2010

Olhos abertos, dentro e fora de campo

A série B está em seus momentos decisivos e, pelos últimos acontecimentos, tenho a impressão de que o Figueirense Futebol Clube precisa abrir os olhos com relação aos seus concorrentes diretos pelo acesso, principalmente no que tange ao jogo político que ocorre fora das quatro linhas.

O “Efeito Nordeste”, que atinge a arbitragem, arrancou-nos preciosos pontos durante a competição. Quem não se recorda do assalto praticado no Pituaçu, onde empatamos em 2x2 contra o Bahia, que apenas conseguiu empatar devido às duas penalidades inventadas pelo árbitro para a equipe da casa? E o jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro, que vencíamos por 1x0 até o juiz da partida marcar um toque de mão totalmente inexistente de Roger Carvalho? Isso para citar apenas os lances capitais, deixando de lado as diversas faltas invertidas no decorrer das partidas e outras marcações completamente questionáveis.

Não bastassem tais fatos, somos surpreendidos pelo julgamento do atacante Willian, que foi expulso em partida válida pela 23ª rodada, no dia 21 de setembro deste ano, sendo suspenso por duas partidas – uma já cumprida contra o Brasiliense.

Além disso, nesta segunda-feira foi lançado o Edital que anuncia para a próxima quinta-feira o julgamento do meia Maicon, por aquela expulsão no jogo contra o América-MG, ocorrida no dia 14 de setembro.

Todos os dois atletas foram incursos no art. 254, do CBJD, ou seja, pela prática de jogada violenta.

O que me intriga é o fato desses processos terem sido colocados em pauta para julgamento apenas na semana que antecede o jogo contra o Sport, sabidamente integrante do Clube dos 13, principalmente quando se analisa a data dos demais processos que foram colocados em pauta conjuntamente.

Se verificarmos o Edital do dia 22 de outubro (Edital do Willian) veremos que o mesmo relaciona 9 processos para julgamento, sendo que o mais antigo deles, data de fatos ocorridos no dia 01 de outubro, com exceção, claro, do caso Willian, ocorrido na data de 21 de setembro, como já frisado.

A situação causa ainda mais perplexidade se conferirmos o Edital que marcou os julgamentos do dia 22 de outubro, ou seja, sexta-feira, anteriormente ao jogo contra o Icasa, pois se percebe que TODOS os julgamentos pautados são de fatos ocorridos após o dia 25 de setembro, preterindo os processos dos atletas alvinegros, sabidamente mais antigos.

Resumindo: Maicon e Willian estão sendo julgados por fatos ocorridos nos dias 14 e 21 de setembro, respectivamente, na semana anterior a um jogo de extrema importância e que envolve um integrante do Clube dos 13 (frisa-se), sendo que diversas outras expulsões – a maior parte delas ocorridas já em outubro – foram julgadas anteriormente.

Não sou partidário de teorias da conspiração ou coisas do gênero. Contudo, também não sou ingênuo a ponto de crer na total imparcialidade desse órgão da Justiça Desportiva, bem como na inexistência de pressões políticas que venham a influenciar os relatores desses processos a “segurá-los um pouquinho mais” em gabinete, pautando-os, por coincidência, apenas esta semana.

Abre o olho, Figueira.

3 comentários:

  1. REVOLTANTE! Sem palavras pra um roubo desse, é impressionante como a máfia CBF/Clube dos 13 consegue levar o campeonato de acordo com seus interesses e ninguém (leia-se torcidas e imprensa) mexe um dedo pra protestar. A solução pro futebol brasileiro é acabar com o Clube dos 13.

    Parabéns pelo blog Marcão!

    ResponderExcluir
  2. E ai cara, vamos fazer um parceria? Eu divulgo o seu blog na lista dos meu blogs favoritos (Paixão Alvinegra) e tu divugas o meu blog aqui, beleza?

    www.paixao-alvinegra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Vieira, enquanto existir clube dos 13 o apito final será dado fora de campo, mantendo privilégios e impedido que clubes que vem crescendo, como o Figueirense, sonhar com um título de grande expressão.

    Vamos Figueira!

    ResponderExcluir